segunda-feira, 16 de março de 2015

Reencarnação

Um conceito muito comum de Imortalidade nos dias de hoje, são as fantasiosas histórias de Vampiros, que nos cinemas são metade humanos, metade morcegos e que se alimentam de sangue humano,  a partir disso eles conquistam a eterna juventude,  vivem por séculos e séculos,  atravessam gerações e presenciam todos os acontecimentos da história sem se quer temer a morte.



Saindo do mundo de fantasias, a vida tenta insistentemente copiar a arte e muitos estudiosos fazem de tudo para encontrar a tal " fonte da eterna juventude". Isso mostra o medo que muitos tem de envelhecer e morrer.
Mas Deus até nessas horas que aos olhos de todos o julgam injusto, Ele se faz perfeito e misericordioso.  Assim como em tudo que faz. 


Reflitamos, queremos viver eternamente ou sermos eternos a cada vida?
Sejamos agora por alguns instantes um "Vampiro" . Olhe para seus amigos, familiares,  sejam eles seus filhos ou seus pais, e vamos colocar em duas situações.
  A primeira, se todos nós fossemos Eternos, que valor daríamos à vida? Qual seria nossa motivação de fazer algo hoje se soubéssemos que o amanhã nunca virá.  Nossa fome por conhecimento e pelo acerto vem de não sabermos se estaremos vivos amanhã. Claro que todos agiriam como se não tivessem nada a perder. O Tempo se torna Irrelevante.
A segunda, imagine se você apenas fosse eterno, se conquistasse a imortalidade. Viveria por séculos e presenciaria todas as gerações e mudanças no mundo, mas...
Quem pensa que isso é um dom supremo, eu aconselharia a rever seus conceitos de vida. Junto com toda alegria virá também as tristezas.  Viver a ponto de ver seus amigos e amores partirem não  me parece algo bom. Presenciar seus filhos envelhecer e morrer sem se quer poder acompanhar suas próximas jornadas e não terem seu auxílio no novo mundo.  Tudo isso sendo avaliado friamente não pode ser considerado justo e Deus é Justo!


Deus nos concede a vida para aprendermos e evoluirmos,  com as dores e as alegrias, nos dá a oportunidade de recomeçar eternamente,  tendo uma segunda chance para corrigir seus erros e principalmente,  uma nova chance de ser uma pessoa melhor. O nome disso é Reencarnação.
Reencarnação é o nome que damos a nossa imortalidade,  mas ela não é física e sim Espiritual.  Nosso corpo físico morre mas nosso Espírito não, mas a justiça de Deus vai além e para que não venhamos com toda as dores e culpas dos erros de vidas passadas.  Já as experiências positivas,  estas sim sempre arrumam uma forma de ressurgir em nossas lembranças,  mesmo que inconscientemente. 
Tudo com uma razão de ser, e assim como temos uma nova chance para evoluir, também temos que arcar com nossos erros de vidas passadas, como quando abrimos mão do nosso mais valioso presente que é viver.
O suicídio,  direto ou indireto,  ao invés de abreviar um sofrimento, que é o que a maioria pensa estar fazendo ao desistir de enfrentar seus desafios e insucessos.  Mas por conta da imortalidade do espírito,  levam consigo todo mal causado a si mesmo, passando por muito sofrimento no Umbral até que volte e renasça com as deficiências ligadas a sua morte. Um exemplo muito interessante é uma criança que nasce com deformidades físicas,  na coluna, por ter pulado de edifício,  audição, fala  ou visão, quando a morte foi causada pro enforcamento ou afogamento.  E vivem  o tempo que ainda teria de vida ou o necessário para sanar suas pendência em virtudes do corte brutal de sua energia vital. Mas também tem aquele que nascem saudáveis, ricos, com boa vida e ao perder tudo se suicidam, e quando voltam em uma nova chance, também nascem saudáveis, ricos e perdem tudo, e isso se repete até que não desista de sua vida, aceitando Deus ainda encarnado. Mas nem todos tem essa chance, a maioria precisa aceitar Deus ainda no Umbral até que mereçam uma nova chance.


Portanto, nossa imortalidade tem uma razão de ser, e nós temos um propósito a cada vida e é isso que faz a vida ser tão valiosa quanto a morte. Por isso precisamos saber a que viemos e mais do que nunca, cuidarmos para que não deixemos nenhuma de nossas vidas passar em vão.  A cada suicídio direto, perdemos uma vida de evolução,  e no suicídio indireto,  ficamos na inércia,  já que saber que estamos errando e persistir no erro nunca trairá evolução.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Vídeo Da Entrevista De Chico Xavier 1987

Chico Xavier concede uma entrevista à Hebe Camargo e Nair Bello - 1987
( vale a pena assistir)


( Caso o vídeo não apareça, segue o link abaixo )



Ser Espírita

Ser Espírita não é somente estudar o espiritismo, falar do espiritismo, frequentar um Centro Espírita.
Muitos até frequentam  semanalmente casas espiritas,  assistem à palestras e até mesmo recebem Passes Vibratórios.  Enfim, isso te faz um estudioso simpatizante do Espiritismo, seja ele qual for, Kardecista, ou qualquer outro com base na filosofia da existência de  espíritos e da pós vida.
Portanto, isso não o faz um Espírita. 


Um aluno de Artes, ainda não é um artista até que realize sua primeira obra.
Um poeta só é chamado de poeta após escrever uma poesia, 
não após ler vários poemas.
Não se pode considerar um artilheiro, sem fazer gols.  
Um campeão sem disputar batalhas 
Um Cristão sem crer em Deus.

O que quero dizer é que se você se considera um Espírita, 
AJA COMO UM ESPÍRITA!



Primeiramente, um espírita antes de mais nada, tem que acreditar em Espíritos!
Acreditando na existência deles, temos a certeza  de que somos assistidos a todo momento. Seja por Espíritos Superiores como Inferiores. E somos nós mesmos que os atraímos com nossos pensamentos, positivos ou negativos.

Segundo a Doutrina Espirita Kardecista,  toda ação gera uma reação, tudo é movido pela nossa atitude e nosso merecimento. Se és realmente um Espirita Kardecista, saberá que certos comportamentos não condiz,  lamentações, rancor, ódio, ou qualquer sentimento de tristeza ou que atraia a depressão, são sentimentos inferiores, que temos a obrigação de evita-los.



Nunca diga que não é feliz, que não é capaz, que não tem sorte, que não é bom o suficiente. São palavras fortes que derrubam não só você, como as pessoas que estão ao seu redor. 
Não há sorriso que se mantenha imóvel diante de lamentações. 
Repare que com essa atitude, se Deus lhe enviar um anjo com boas novas, e nele uma pessoa lhe dizendo BOM DIA!!!
Não lhe retribua com lamentações, você estará quebrando uma de suas asas.

Todos nós temos problemas, todos nós temos dificuldades, todos olhamos o jardim do vizinho sempre mais verde e mais florido que o nosso, mas não lembramos que para manter um jardim vistoso é preciso sujar as mãos.

O seu problema, lhe é necessário para que aprenda e não existe aprendizado sem estudo,  e o estudo na vida é a vivencia. Não há só ganhos, pois se não existissem as perdas não valorizaríamos as vitórias.

 Quando beberíamos  a água se não sentíssemos a sede? 
Nosso corpo fala através das necessidades senão morreríamos desidratados. 
E essa é a defesa silenciosa do nosso corpo físico. Mas como sabemos quando nosso espírito esta com "sede"?

A alma é uma parte de nós, mas não físico. Ela adoece assim como nosso corpo.
Para mantermos a forma física, fazemos dieta alimentar, exercícios físicos, exames médicos periodicamente,  cuidamos não só da saúde mas também muitas vezes da estética. Isso tudo é muito importante, afinal, temos que cuidar de nossa "casa", mas a maioria das vezes esquecemos do morador desta "casa". Nós somos, corpo e alma, o corpo é a casa de nossa alma,  nossa alma, ou seja, nosso espirito, é o que temos de eterno. 

Por conta disso,  não podemos esquecer de cuidar do espírito, e a melhor forma de fazer isso é não somente através de orações mas também  de atitudes que fazem com que nosso espirito evolua e tenha sua missão mais próxima do sucesso. Bons pensamentos, bons sentimentos, boas ações e atitudes, fazem com que nosso espirito atinja parte de sua missão nesta passagem, e com isso se aproxime cada vez mais de Espíritos Superiores. E claro, se afastando dos  Espíritos Inferiores, não terá a influência negativa em nossas decisões, dificilmente teremos atitudes "impensadas" que nos tragam arrependimento e com ele o rancor e a depressão.



É fato, que cercados de Bons Espíritos, estaremos  sempre ligados a Deus, e a seus princípios. O que nos ajudará não só em vida, mas também no momento de nosso desencarne. Podemos, por merecimento, ser assistidos por Amigos Evoluídos e que zelarão nosso desenlace de maneira leve e sem sofrimento, nos ajudarão a  entender melhor o processo, nos receberão com muita Luz e Amor.
O contrário disso ja sabemos, sofrimento, vampiros de fluídos vitais, umbral, e uma luta incessante para alcançar o que podíamos conseguir em vida.
Sabemos que dificilmente agimos como deveríamos agir, mas a procura pelo caminho que nos fará não desviarmos de nossa missão.

Portanto amigos, não basta a teoria sem a prática, Seja Espírita!
Comece honrando seu Espírito!

segunda-feira, 9 de março de 2015

Ser Médium.


Todos nós somos abençoados com algum tipo de Mediunidade, logo, todos somos Médiuns.
O que difere uma mediunidade da outra não é somente o tipo, mas também a forma que a desenvolvemos e colocamos em prática.


 Um Médium Espirita, que estuda e segue a Doutrina Kardecista, tem uma responsabilidade maior sobre seus atos que os demais. Pois um seguidor que estuda um legado cheio de riquezas como o Kardecista, seja através de livros, palestras ou até mesmo de pequenas frases, muito hoje divulgadas nas redes sociais, deixadas por exemplo, pelo saudoso Chico Xavier, através de seus inúmeros livros, e claro, auxiliado por Emmanuel.

Quando lemos qualquer q seja o trecho de uma de suas mensagens, logo tiramos uma lição valiosa, e esta cada dia mais importante para que saibamos lidar com os desafios diários. Mas não basta apenas ter o conhecimento se não coloca-lo em prática. O que seria dos Gênios da Humanidade se não expandissem seus conhecimentos em prol de vencermos novos limites.
Mas  junto com  o conhecimento vem as responsabilidades.

Se hoje você causa algum mal a uma pessoa, sabendo que tal atitude não condiz com seus princípios. Quando se mostra egoísta, mesmo sabendo que temos a missão de fazer a caridade.
Quando faz uma critica relacionada a opção ou forma de agir do próximo, mesmo sabendo que devemos ser tolerantes e  respeitar as diferenças.
Quando levantamos a voz, agredimos com palavras, ofendemos, e expressamos sentimentos de ódio, desprezo, indiferença, ou qualquer que seja o sentimento só visto nas esferas inferiores, sabemos bem la no fundo,  as vezes nos damos conta depois de já inferirmos, de que não estamos sendo coerentes com nossos ensinamentos.

Não é fácil agirmos exatamente como nos ensina a Doutrina Espirita, mas é sim nossa obrigação tentarmos. As facilidades da vida não nos traz evolução, apenas nos deixam na inércia do que somos sem a pretensão de sermos cada dia melhor. A dor, o sofrimento, a luta diária pela conquista, seja ela de espaço, de respeito, de reconhecimento, ou até mesmo de algo material, nos faz sairmos dai inercia e isso é apenas um passo na evolução espiritual. Toda conquista material, só lhe será digna, se ao segura-la com uma mão, já prepare a outra para ajudar a quem precisa.
Por nós termos esse conhecimento básico de que devemos agir, é que para nós a responsabilidade de não errar é ainda maior.

Aquele que erra sem ter a intenção e nem a consciência do erro, terá a chance de corrigir seu erro. Aquele que erra  intencionalmente, ciente de seus atos, tem a obrigação de corrigir seu erro.

Daí que vem a nossa necessidade de sermos cada dia melhor, quando aprendemos algo e colocamos em prática, a consequência é de termos cada dia mais sucesso. O sucesso chega para todos, a manutenção dele é que depende de como agiremos a seguir, aprendendo, evoluindo, e sempre querendo ser melhor que antes e não melhor que os outros.

Ser Médium, é não esperar nada em troca no auxílio ao próximo, que não a própria evolução espiritual. Saber que é um privilégio de poucos, poder "caminhar" pelos dois mundos, tendo a oportunidade de fazer o bem.

Temos também o livre arbítrio para exercermos nossa mediunidade ou não, mas como toda escolha, terá sua consequência. Nosso dom nos é confiado, temos um histórico de décadas, séculos, de vidas e atribuições no mundo espiritual para que possamos ser merecedores. Sim merecedores!
A prática da mediunidade, é uma forma de caridade, por isso não pode ser cobrada ou feita em troca de algo. Somos servidores de Deus na missão de auxilio  ao próximo, e como todo trabalho, nos exige sacrifícios e estudos, as vezes precisamos abrir mão de  algo para que possamos seguir nossos ensinamentos mas nada é em vão.

Todo médium sensitivo, por exemplo, já teve alguma situação onde fora mal compreendido, sofre preconceitos e até mesmo pode ser taxado de louco, por isso é muito importante que tenhamos o apoio de uma Casa Espirita, nela encontramos colegas que passam pelas mesmas situações e Doutrinadores preparados para o auxilio espiritual necessário a cada um.
Não adianta fugir de seu destino. Quando criança ouvia muito uma frase que é se faz muito viva para todos os médiuns.

" Se sua missão espiritual é esta, ou você vai pelo bem, ou irá pelo mal." 

Ou seja, você até poderá postergar sua ida a uma Casa Espirita para conhecer melhor o que tem ocorrido  consigo, pelo bem, através de sua vontade e orientação de amigos, familiares, e lá entendendo melhor sua missão, estudando e se dedicando, irá alcançar a evolução e o domínio necessário para que saiba lidar com seu dom.
Pelo mal, ocorre na maioria das vezes quando já não aguentamos mais tantas experiências mediúnicas no nosso dia a dia, durante o sono, nas relações com as pessoas, no desiquilíbrio emocional, etc.
Algumas vezes, se torna tão mal compreendido, que acaba tendo outros caminhos e destinos, sendo tratado como louco ou diferente.
A ignorância, a falta de conhecimento só retarda a evolução e trás sofrimento.

Devemos sempre procurar o auxilio espiritual, seja qual for a religião que tenhamos, nunca é  de mais querermos saber mais sobre nós mesmos, não aceitar respostas pela metade, tudo tem um porque e uma razão de ser, nada é assim porque é. Todos nós temos uma missão e estamos nessa vida para cumpri-la. Mas o mais difícil é descobrirmos qual nossa missão.

E isso inclui descobrir quem somos!