sábado, 7 de novembro de 2015

Livre Arbítrio

Todos temos o comando de nossas escolhas.
Assim como a lei da atração, onde toda causa tem seu efeito, 
nossas escolhas nos traz para o mesmo princípio.



É muito comum, reclamarmos de algo que esta nos acontecendo,  e é sempre mais fácil culpar o próximo ou a falta de sorte, nada nessa vida é por acaso, tudo tem uma razão de ser, e mais do que isso, somos única e exclusivamente, responsáveis pelos nosso atos e todo o contexto que mesmo sem darmos conta, nascem destes mesmos atos.

Quantas vezes já reclamamos de nossa vida, de onde mora,  do seu emprego,  da falta de sorte no amor ou até mesmo de não conseguir atingir o tão sonhado sucesso pessoal ou profissional. Se fizermos uma reflexão delicada e não pouparmos a verdade de nós mesmos, perceberemos que tudo,  sem exceções, são consequências do que desejamos e pedimos um dia.  O que esquecemos é de que nunca estamos sós. Tudo que desejamos ou procuramos, atrai também energias espirituais que assim como pedimos, se unem a nós para que tudo flua como desejamos, ou como imaginamos que deveria ser, o problema é que não sabemos pedir, pois nunca estamos satisfeitos com o que temos.

Se moramos em um lugar que não gostamos e fazemos de tudo para mudarmos para outro lugar só porque julgamos melhor e quando conseguimos vemos que ele tem os mesmos problemas que víamos no antigo, isso é porque já conquistamos e queremos sempre mais. A velha história de que o gramado do vizinho é muito mais verde. O que isso tem a ver com o livre arbítrio? Tudo!



Somos nós que escolhemos o caminho a seguir, o próximo passo, a próxima etapa, e por vermos apenas o lado ruim e não valorizarmos o bom e as conquistas que já tivemos, quase sempre damos um passo errado. Não quero dizer que devemos nos conformar com o que somos ou temos, temo sim que sermos cada dia melhores, mas ser melhor não significa ter mais bens materiais, conquistar pessoas nos faz melhor que conquistar coisas.

Quando atingimos a maturidade, temos maior compreensão do que é certo e do que é errado, mas isso não nos faz decidir sempre pelo certo. As vezes, algo que julgamos errado, também pode nos ser atrativo, interessante, lucrativo, excitante,  e isso nos faz optar pelo errado, pensamos somente no agora, no hoje. O que não nos damos conta é de que essa é uma situação clara de assédio espiritual.


Lembra quando disse que atraímos para perto de nós, energias espirituais, que nos auxiliam para conseguirmos o que desejamos, pois bem, também desejamos o mau, consciente ou inconscientemente, pois sabemos que é errado, mas não ligamos o erro a algo ruim, no sentido de maldade, mas sim, estamos praticando o mal, e o pior, a nós mesmos.



Nosso mundo é repleto de espíritos, bons e maus. Na verdade a maioria dos maus espíritos, assim se tornam,  por fazerem as escolhas erradas, por ainda não atingirem a evolução necessária para se desligar da matéria, e consequentemente, terem suas energias voltadas ao bem e a evolução, ao perdão e o auxilio ao próximo, espíritos que passaram a vida atras de vícios e valores fúteis de vidas vazias e voltadas ao sexo e às drogas, pensando sempre no hoje e esquecendo de se preparar para o amanhã, que no caso deles nunca chega por conta dessas escolhas, a morte se amarra ao que tinha na vida, ou seja, nada, nada além do que os faziam saciados momentaneamente.



Sempre que vemos uma pessoa sozinha, sem amigos, usando drogas, se acabando aos poucos, nosso primeiro sentimento é o de pena, o que não está errado, porém infelizmente, temos que entender que aquela pessoa também teve sua escolha em algum momento de sua vida, o seu livre arbítrio, e a fez de forma erronia. Não que por isso tenhamos que virar as costas e aceitar seu destino, nós, assim como os espíritos do bem, devemos sempre estar dispostos a ajudar e auxiliar a todos os que se fizerem merecedores de receber o bem, abdicando do mal. Cada escolha uma renúncia, e a consequência vem junto com o mérito.



Claro que, da mesma forma que temos essa influencia espiritual para o mal, também temos muito auxilio para o bem, tudo depende de nós, do que desejamos, de como vigiamos nossos pensamentos e desejos, se escolhemos fazer algo por parecer bom e tentador, analisemos se esse bem será momentâneo e se trará alguma consequência ruim, se for bom para você mas de alguma forma irá prejudicar o próximo, entenda, não estará fazendo o bem, apenas saciando algo em você sem pensar se realmente precisa e deve faze-lo. 




O espiritismo só não é aceito pelos que não aceitam que tudo é mais simples que imaginamos, o certo, o errado e suas consequências, ponto!



Se fosse algo cheio de "porquês" de enigmas, de histórias mirabolantes dentro de parábolas educativas, talvez haveriam menos duvidas e desconfianças, mas não seria o Espiritismo. Pois o ensinamento do Evangelho é claro e objetivo, sujeito a interpretações como tudo nesse mundo, mas sempre com o intuito de nos guiarmos no caminho do Bem e da Caridade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário