A prática do Evangelho no Lar traz inúmeros benefícios a nós , nossa casa e a todos os Espíritos envolvidos.
A pratica é simples, não exige nenhum alto conhecimento da Doutrina Espírita. Sentamos todos em volta de uma mesa, podendo haver um copo com água para cada pessoa presente e um livro Espírita para a leitura em voz alta. Líamos o Evangelho Segundo o Espiritismo.
A água serve para que nossos mentores espirituais depositem nela todo fluído necessário para nossa "cura". É uma forma de cuidarmos não só do corpo mas principalmente da Alma. Ao término de um trecho de leitura, fazíamos a oração do Pai Nosso, agradeciamos e tomavamos a água.
Nunca fui muito de leitura, apesar de gostar muito, não tenho esse costume. Tenho vários livros Espíritas e leio um ou outro quando o assunto é aplicado em nossas reuniões no Centro. O Evangelho no Lar pode ser algo ainda mais simples e que não podemos ter desculpas para não pratica-la.
Basta ter um Livro espírita, de preferência qualquer um de Emmanuel psicografado por Chico Xavier, pois sempre vem carregados de bons conhecimentos e aprendizagens. A leitura deve ser feita em voz alta e pausadamente assim como a prece. Aliás a prece deve ser feita sempre de forma simples e pausada, sem muita complexidade e sempre com o pensamento voltado a Deus e nossos mentores espirituais.
Uma dúvida que sempre tive foi o porque da leitura ser em voz alta mesmo quando estamos sozinhos. A resposta é bem simples...
NUNCA ESTAMOS SOZINHOS!
A leitura serve não somente para nosso conhecimento mas também para o auxílio dos espíritos que nos cercam naquele momento. Nada é por acaso.
Quem nunca leu um trecho aleatório de um texto e na mesma hora percebeu que aquela mensagem era exatamente pra nós...?
Portanto esse é apenas um dos inúmeros motivos pelo qual considero muito importante a leitura e o estudo da Doutrina Espírita.